Projeto "Cores da Esperança" transforma ambientes hospitalares em Florianópolis |
Estamos na estação mais quente do ano e, mesmo que os últimos dias tenham sido de chuvas e temperaturas mais amenas, não dá para relaxar com os cuidados para o bem-estar dos pets no verão!
Segundo Fernanda Duran, veterinária da Mars no Brasil, cães e gatos estão mais sujeitos a quadros de desidratação e outras condições decorrentes de temperaturas extremas nessa estação. Assim, é mais importante do que nunca conhecer os cuidados necessários para proteger os bichinhos do calor.
Aposte na alimentação úmida
Como muitos animais não bebem a quantidade ideal de líquidos no calor, os alimentos úmidos, ou sachês, podem ser uma boa alternativa. Eles são compostos por 60 a 90% de água e podem ser misturados com o alimento seco para serem mais apetitosos para os pets.
"Os alimentos úmidos garantem maior ingestão de água, que além de hidratar, dilui a urina e reduz a chance de formação de cálculos na bexiga", explica Fernanda. Porém, segundo a profissional, muitos tutores ainda pensam que esse tipo de alimentação é petisco e, por isso, acabam não o introduzindo como opção alimentar.
Para refrescar ainda mais o pet, é possível congelar a alimentação úmida, para que ela fique como se fosse um "sorvetinho", lembrando que sorvetes de verdade fazem mal para os pets e não pode ser consumidos por eles, ok?
É importante ressaltar que, antes de fazer mudanças na dieta dos pets, é necessário consultar um profissional, para que ele possa indicar a alimentação úmida adequada e a sua quantidade recomendada para cada animal.
Preste atenção na hidratação
Além de introduzir a alimentação úmida, também vale estimular que o seu pet ingira mais água. E, para isso, há algumas estratégias como: distribuir recipientes com água com pedrinhas de gelo pela casa é uma ótima opção.
Não se esqueça também de levar água para os bichinhos na hora dos passeios, viu?
Tenha cuidado com o horário dos passeios
Falando nos passeios com os pets, é preciso prestar atenção nos horários mais adequados para fazê-los no verão. Isso porque, em períodos mais quentes do dia, como das 10h às 16h, os cães e gatos podem queimar suas sensíveis patas.
Assim, procure sair com os pets em horários com temperaturas mais amenas e evite passeios no asfalto e areia, que costumam ficar muito quentes no verão. Além disso, você pode consultar um veterinário sobre opções adequadas de protetor solar para proteger ainda mais o seu pet!
Tenha atenção com os banhos e tosas
Com o calor, os banhos e tosas periódicos se tornam ainda mais necessários para os pets. Mas sabia que é preciso tomar cuidado para não exagerar na tosa do animal? Afinal, os pelos têm papel importante para o controle da temperatura corporal e ajudam a evitar queimaduras, especialmente em animais de pelagem branca e curta, como os cães da raça Bull Terrier, Pitbull e Dogue Alemão.
Deixe seu comentário